Como tirar o passaporte

Providenciar o passaporte é bem simples. Mas dependendo da demanda de solicitações da Polícia Federal, tirar o passaporte pode demorar mais ou menos tempo tornando-se um complicador para sua viagem.
Desta forma, o ideal é se planejar e tentar realizar o agendamento pelo menos 30 dias antes da viagem.

Para dar entrada no seu pedido, basta seguir os passos abaixo:


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Documento de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação expedida pelo DETRAN.
  • CPF
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.
  • Carteira de Reservista (homens de 19 a 45 anos)
  • Passaporte anterior (caso possua)
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (conhecida como GRU) referente à taxa de emissão do documento de viagem requerido.

O boleto da GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.

QUANTO CUSTA?
A taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 257,25.

COMO REQUERER
O processo de solicitação de passaporte é feito no site da Polícia Federal. Clique aqui para acesso ao formulário de Requerimento.

    1. Preencha o formulário com seus dados pessoais e clique em Próximo.
    2. Preencha a área com os dados dos seus documentos e clique em Próximo (não se esqueça de incluir os dados do passaporte anterior caso você tenha).
    3. Inclua as informações complementares com sua profissão, e-mail e endereço. Clique em Próximo.
    4. Selecione o local de atendimento que pretende levar a sua documentação. Clique em enviar.

tela_emissao_passporte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Após enviar os dados será emitido o Protocolo da solicitação (Imprima a solicitação e guarde)
  • Também será emitido a GRU – Guia de Recolhimento da União que é o documento necessário para realizar o pagamento da taxa do novo passaporte
  • Pague a GRU e guarde o comprovante

protocolo_gru

  • Assim que tiver pago, clique neste link e agende a data, hora e posto da Polícia Federal de sua preferência para coleta de fotografia, digitais e assinatura (Caso não apareça a opção para agendamento,significa que o Posto escolhido não necessita de marcação prévia e você pode ir direto ao local para ser atendido).
  • Compareça ao posto do DPF munido de:
    1. Documentação original exigida
    2. GRU paga
    3. Protocolo da solicitação impresso.
  • É obrigatório a presença do requerente na unidade do DPF, inclusive menor de 18 anos.
  • Não é necessário levar foto porque será tirada na hora.

PRAZO DE ENTREGA
A unidade da Polícia Federal verificará os documentos e coletará os dados eletrônicos e será impresso protocolo onde constará a data provável da entrega do passaporte, que será de 5 a 10 dias úteis. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

RENOVAÇÃO OU PRORROGAÇÃO DE PASSAPORTE
Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.