11 razões para fazer um intercâmbio

Você já pensou em fazer um intercâmbio, mas não tem certeza se vale a pena investir o seu tempo e dinheiro?
Se perguntar a qualquer um que tenha estudado no exterior se vale a pena, certamente irá ouvir que é uma experiência de mudança de vida e uma das coisas mais gratificantes que ele ou ela já fizeram.

Se isso não lhe convencer, abaixo estão 11 ótimas razões para embarcar nesta experiência:

1. Vai melhorar o seu CV
As empresas valorizam muito os candidatos que já tiveram uma experiência internacional. Se você pode explorar um novo país, aprender uma língua e ao mesmo tempo ganhar habilidades que vão te ajudar profissionalmente, então isso é um excelente motivo para fazer um intercâmbio.

2. É a melhor maneira de aprender uma nova língua
Não há maneira melhor e mais eficaz de aprender uma língua do que estar imerso em uma cultura que fala a língua que você está aprendendo. Você está cercado pela linguagem diariamente e ouvindo em um contexto cultural. A aprendizagem de línguas acontece muito mais rapido nestas circunstâncias.

3. Viver em outro país é completamente diferente de férias
Você vai realmente enteder o seu local de estudo a longo prazo, conhecendo os costumes, evitando as armadilhas para turistas e tirando o máximo proveito de sua nova cidade.

4. Fazer amigos de diversos países
Quando estiver estudando no exterior, você vai conhecer não só os nativos da cidade em que você está estudando, mas também outros estudantes internacionais que também estão longe de casa.

5. Conhecer uma outra cultura
As diferenças culturais são muito mais do que apenas diferenças de língua, comida, aparências e hábitos pessoais. Cultura de uma pessoa reflete percepções muito profundas, crenças e valores que influenciam o modo de vida e a maneira que ele vê o mundo.

6. Estudar e aprender de maneira diferente
Muitas vezes, os estudantes que fazem um curso no exterior vão experimentar uma forma completamente nova de ensino. Isso pode ser assustador, mas irá abrir a mente para novas formas de aprendizagem.

7. Ganhar responsabilidade e independência
Uma das principais razões para fazer um intercâmbio é ganhar experiência de vida. Você vai aprender como organizar sua vida, lidar com situações imprevistas, depender menos das outras pessoas e ser independente e auto-suficiente.

8. Conhecer mais sobre si mesmo
Os alunos que estudam no exterior voltam para casa com novas ideias e perspectivas sobre si mesmos. A experiência no exterior muitas vezes desafia a pessoa a reconsiderar suas próprias crenças e valores. A experiência pode, reforçar esses valores, alterar ou até mesmo abandoná-los e abraçar novos conceitos e percepções.

9. Aprender a apreciar mais as pequenas coisas
Estudar no exterior normalmente significa que você tem ainda menos posses. Estar longe de casa faz você perder alguns confortos que antes não seriam notados, como a culinária dos seus pais ou ter mais do que dois pares de sapatos para escolher.

10. Apreciar mais a sua casa e família
Qualquer briga com os pais ou rivalidade entre irmãos são insignificantes em comparação com as suas memórias de quão incríveis eles são. (Da mesma forma, eles terão tempo para esquecer todos os seus atributos menos atraentes também).

11. É uma experiência inesquecível
Mesmo se seus amigos se cansem de ouvir sobre suas histórias (aviso: eles vão), a sua experiência no exterior vai ficar com você por muito tempo depois do fim da viagem.