australia

Mudanças no Visto de Estudante da Austrália

Se você está planejando seu intercâmbio para a Austrália, esse post é pra você!
Em 1º de Julho de 2016, o Governo da Austrália fez uma série de mudanças no processo de Visto de Estudante. Veja abaixo, como ficou:

� O que mudou?
A partir desta data, todos os vistos serão aplicados online, e a análise será com base no nível de risco apresentado pela nacionalidade de cada estudante e também pela instituição de ensino/programa escolhidos na Austrália.

Dependendo do nível de risco do estudante, o sistema indicará que documentos serão exigidos para cada aplicação. Além dos documentos que já são solicitados atualmente como comprovação de vínculos e comprovação financeira, dependendo do curso escolhido poderá ser solicitada uma comprovação do nível de idioma através de um exame oficial (Cambridge, IELTS, TOEFL, etc.).

� Quanto vou precisar comprovar?
O sistema online irá determinar se o estudante apresenta um baixo risco ou não para a imigração.
Caso seja considerado de baixo risco, o estudante terá de fornecer apenas uma declaração confirmando que possui recursos financeiros suficientes para viajar para a Austrália pelo tempo pretendido.

Caso o estudante não seja considerado de baixo risco, será obrigatório a apresentação de recursos financeiros. Neste caso, o estudante poderá apresentar ao menos uma das seguintes comprovações:

– Comprovação de recursos financeiros para sua permanência durante o programa na Austrália. Caso o curso tenha menos que 12 meses, são AUD 1.652,50 para cada mês de duração do programa (inclusive férias) + custo total da viagem e do programa + custos para financiar qualquer dependente que esteja indo junto. Caso o curso tenha 12 meses ou mais, é preciso comprovar apenas AUD 19.830 dólares.
Os documentos financeiros aceitos são os mesmos já aceitos anteriormente (extratos bancários, etc). Não são aceitos previdência privada, VGBL, PGBL ou quaisquer aplicações que não possam ser resgatadas imediatamente.

– Comprovação de fonte de rendimentos anuais (mínimo de AUD$ 60.000 por ano ou AUD$ 70.000 por ano caso esteja levando dependentes/acompanhantes) através de documentação oficial governamental, como por exemplo, a declaração de Imposto de Renda atual com recibo de entrega.

� A comprovação de recursos financeiros precisa ser apenas do estudante?
As evidências acima podem ser do próprio estudante, cônjuge ou pais.
Não serão aceitas comprovações financeiras de outras pessoas além das citadas acima.

� A comprovação de fonte de rendimentos deve ser só do estudante ou posso juntar com a renda dos meus pais/marido/esposa?
Os recursos ou rendimentos anuais podem ser combinados (rendimentos/recursos do estudante com o do pai e com a mãe, por exemplo) – até chegar no mínimo exigido.

� Se quiser levar meu marido/esposa/filhos, quanto a mais devo comprovar?
– Cônjuge:
Somar mais AUD 6.940 à comprovação de fundos.
Caso o cônjuge esteja acompanhando o requerente principal, o valor acima deve ser somado ao valor de comprovação do requerente principal.

– Cada filho: Somar mais AUD 2.970 para cada filho.
Deve-se somar o valor acima à comprovação de fundos do requerente principal para cada filho que esteja acompanhando-o.

Mas se eu for fazer curso de Inglês, preciso comprovar meu nível de idioma?
Não. Não será solicitado a comprovação do nível do idioma – e o próprio sistema irá determinar isso – se o programa escolhido for um ELICOS full time.

� A escola poderá influenciar na aprovação ou negativa do visto?
Poderá sim! Desta forma, escolher uma escola de qualidade fará toda diferença no seu processo.
As escolas que “facilitam meios” para os estudantes renovarem o visto para ir ficando no Austrália até conseguir imigrar estão sendo identificadas e penalizadas com notas baixas, risco de descredenciamento e proibição na emissão do COE.

� Devo aplicar meu visto sozinho ou a WakeUp! me ajuda?
A WakeUp! ajuda em absolutamente tudo! Optando por fazer com a gente, vamos aplicar o seu visto com todo cuidado e responsabilidade. Isso porque nosso interesse é que seu visto seja aprovado e sua viagem, de fato, aconteça! Desta forma, assim que você fechar seu pacote com a nossa agência, nós vamos não apenas orientar em todo processo ajudando na separação e organização dos documentos e fornecendo modelos de cartas e documentos, como fazemos a aplicação GRATUITAMENTE e torcemos juntos pela aprovação! 🙂
Mas, se preferir, você pode optar por aplicar sozinho ou com a ajuda de um despachante de sua confiança.

� Existe a chance do meu visto ser negado?
Infelizmente, sim! Embora todo processo possa ser feito com todo cuidado e seguindo à risca todos os requisitos impostos pelo Depto. de Imigração do país, a decisão final cabe à Embaixada Australiana.
A boa notícia é que diferente de muitos países, a Austrália oferece ao estudante a oportunidade de “melhorar” seu processo solicitando mais vínculos, fundos ou inclusão de novos documentos ao processo. Dificilmente eles negam “de cara”.

� Quanto custa para aplicar o visto?
Atualmente os valores para aplicação do visto são:

– Student ELICOS Independent ……….. AUD 550 + taxas de consulta e exames (caso solicitado)

Caso queira mais informações, entre em contato com nossos consultores!