Quero fazer intercâmbio. Por onde devo começar?

Planejar um intercâmbio não é uma tarefa difícil. No entanto, para que os planos saiam mesmo do papel e você consiga aproveitar o máximo dessa experiência, é preciso organizar cada passo com muita atenção e cuidado. Por isso, contar com o auxílio de uma agência pode ser essencial para o sucesso do projeto! Veja abaixo, por onde começar:

1) Determine qual é o seu principal objetivo
“Não sei direito o que quero fazer… só sei que quero viajar”…
Ok, querer viajar é um passo essencial (caso contrário você faria um curso aqui no Brasil… rs). Mas definir o objetivo principal da viagem é a parte mais importante desse processo. Você quer ter uma experiência no exterior enquanto tira férias? Já fala Inglês mas precisa de um curso de Business para conseguir a sonhada promoção na empresa? Quer tirar um ano sabático aprendendo outra língua?
Estabelecer o objetivo vai ajudar com que seu consultor na agência ofereça as melhores opções de programas e destinos pra você!

2) Quanto você pode investir?
Além do curso e da acomodação, taxas, passagens aéreas, custos com vistos, dinheiro para custos pessoais, seguro saúde, entre outros investimentos serão necessários. Saber a média aproximada dos custos gerais pode evitar frustrações no meio do processo.
A duração do intercâmbio também irá determinar quanto você precisará investir.
Por isso, é imprescindível conversar com seu consultor sobre os custos gerais aproximados do intercâmbio. (Falaremos de custos mais detalhadamente em um próximo post para que você possa planejar sua viagem com toda segurança). 🙂

3) Quanto tempo de curso você quer fazer?
A duração do programa também é fundamental. Com base no tempo que você tem disponível, vamos conseguir orientar que destinos podem ser mais interessantes, definir a carga horária apropriada, além de todos os pontos importantes para sua viagem.
Os cursos vão de 02 semanas à 01 ano e você poderá escolher quantas semanas quer estudar.

4) Quando você quer ir?
Ter uma ideia de quando você quer embarcar é essencial para o planejamento do intercâmbio. Você pode ir nas próximas férias da escola? No próximo ano quando tirar licença do trabalho? Daqui 2 anos quando você acabar a faculdade? Lembrando que essa data não precisa ser fixa, apenas uma estimativa que pode ser alterada, caso você precise.
Lembre-se de perguntar ao seu consultor qual é o período de alta temporada do destino que você escolheu, porque isso vai alterar significativamente seu planejamento financeiro e você deverá voltar ao item 2 dessa lista!

5) Para onde ir?
Essa é, de longe, a parte mais difícil. Costumo dizer que o difícil não é escolher um lugar mas deixar de escolher os outros. (rs)
É importantíssimo levar em conta suas preferências como: você prefere verão ou inverno? Prefere uma cidade maior? Curte praia? Tem o estilo mais urbano? Lembre-se de que você vai viver nesse novo lugar por um bom tempo… ficar em casa chateado porque está nevando não vai acrescentar nada em sua experiência. Por isso converse com seu consultor porque considerar todas as condições locais antes de embarcar é super importante!

6) Visto
Brasileiros possuem isenção de visto em alguns países e, desta forma, permitem que a gente compre um pacote de intercâmbio e viaje imediatamente! Outros países exigem que tiremos um visto antes de viajar… e isso pode fazer toda diferença na sua viagem! Alguns vistos são mais burocráticos, mais demorados, outros nem tanto… de qualquer forma, não se preocupe porque nós orientamos gratuitamente todos os nossos clientes sobre a burocracia do visto e fazemos todo processo de aplicação com você.

7) Seus documentos
Com exceção dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) onde você pode entrar apenas com o RG para viagens com até 03 meses de duração, é preciso apresentar um passaporte válido para acessar qualquer país do mundo. Ele será seu documento oficial fora do Brasil. Tirar o passaporte não é difícil (você pode ver como fazer clicando “aqui“).
Além do passaporte, menores de idade precisarão apresentar na saída do Brasil uma Autorização impressa dos pais (com firma reconhecida) ou, ter a autorização prévia para deixar o país impressa na página de identificação do passaporte.

Com esses pontos definidos vai ficar muito mais fácil decidir pela viagem perfeita!