Residência Estudantil

Tipos de Acomodação – Residência Estudantil

Continuando nossa jornada sobre os tipos de acomodações disponíveis para o seu intercâmbio, chegou a hora de “batermos na porta” de uma Residência Estudantil! 😛

PS: Não deixe de ler o nosso post sobre “Casa de Família” para  comparar e facilitar a sua escolha! 

RESIDÊNCIA ESTUDANTIL
Imagina como seria morar em uma casa (ou apartamento) com outros estudantes de várias partes do mundo?! É exatamente isso que uma Residência Estudantil oferece para você!

Normalmente, quem escolhe ficar em Residência Estudantil prioriza liberdade. E é isso mesmo o que esse tipo de acomodação favorece!
Embora a casa tenha algumas regras padrão para a boa convivência dos moradores, não há horários pré-definidos e o estudante vive como se estivesse em sua própria casa.

Veja abaixo, as principais dúvidas de nossos estudantes sobre se hospedar em Residência Estudantil:

É mais barato ficar em Residência Estudantil?
Depende. Em alguns países, ficar em Residencia Estudantil pode ser extremamente econômico (como na Irlanda, na Austrália ou em Malta), isso já considerando que você terá despesas como supermercado ou em alguns casos, contas de consumo.
Já em destinos como o Canadá ou EUA, o valor costuma ser bem mais alto. Caso você opte por uma Universidade e a Residência Estudantil ficar dentro do campus, é possível que os valores sejam bem mais altos.
É importante perguntar para seu consultor qual é o valor cobrado por semana e se há quantidade mínima de semanas a contratar.

Por quantas semanas devo contratar a Residência Estudantil?
Normalmente, os estudantes contratam de 02 à 04 semanas de acomodação. Na maior parte das vezes, é tempo suficiente para que o estudante faça amigos e decida alugar uma casa/apartamento com esses amigos. Acaba sendo mais interessante morar com um grupo certo de amigos além de financeiramente viável.

Onde ficam as Residências Estudantis? Muito longe das escolas?
Pelo contrário! As Residências Estudantis, normalmente, ficam próximas às escolas, em regiões mais centrais ou dentro do campus, quando o estudante está matriculado em uma universidade (diferente das Casas de Família que costumam ficar nos subúrbios das cidades, em bairros residenciais).

Posso escolher ficar em um quarto individual?
Pode, sim! A maior parte das Residências Estudantis oferece não só a opção de quarto individual como também de banheiro individual e outras facilidades mediante um pagamento adicional. O restante de casa (como sala de estar, sala de TV e cozinha) são divididos com outros estudantes.

Vale a pena dividir o quarto com outro(s) estudante(s)?
Se você for mais “desencanado”, dividir o quarto pode ser uma excelente opção! Primeiro porque o valor dos quartos compartilhados são mais baratos, uma vez que o valor do quarto é dividido por todos os hóspedes do quarto. Outra boa razão é ter outro(s) estudante(s) disposto(s) a conversar e conviver com você durante o período de sua hospedagem. Para manter a boa convivência é bacana combinar com seus roommates o horário para apagar a luz do quarto, combinar as regras com fumantes ou a possibilidade de manter tudo limpo e organizado.

Tenho menos de 18 anos, posso ficar em Res. Estudantil!
Infelizmente, as Residências Estudantis são destinadas à estudantes maiores de idade. Em alguns lugares, a maioridade é com 19 anos, então, nesses locais, para se hospedar em Res. Estudantil é preciso ter acima de 19 anos – verifique com o seu consultor quais são esses destinos.

É seguro ficar em Residência Estudantil? 
Sim, muito seguro! Normalmente os estudantes se respeitam e zelam por seus pertences.

Que taxas são cobradas para ficar em Residência Estudantil?
Além da taxa de colocação e “aluguel” da semana, é possível que o estudante pague uma taxa de segurança (depósito caução) na entrada da acomodação e raramente alguma divisão de contas (luz, água, internet). Há acomodações que oferecem “kits” de lençóis, fronhas e toalhas, outras que oferecem um Café da Manhã Continental por um preço fixo semanal. Em geral, taxas opcionais.

DICA IMPORTANTE
Optando por morar em Residência Estudantil, você irá dividir o espaço com estudantes de todos os lugares do mundo! Isso significa que vai morar com pessoas que tem hábitos e culturas bem diferentes das suas! Por exemplo: alguns orientais almoçam às 9h00 da manhã… Muçulmanos, em período de Ramadan, ficam sem comer enquanto há luz do dia… alguns estrangeiros não tomam banho todos os dias, alguns escovam os dentes apenas uma vez por dia… enfim, é importante respeitar e com certeza será uma experiência enriquecedora!

E aí, ficou com vontade de morar em uma Residência Estudantil durante seu intercâmbio? Então, entre em contato com os consultores da WakeUp! e peça uma proposta para que você possa avaliar!