Casa de familia

Tipos de Acomodação – Casa de Família

Fazer intercâmbio não tem segredo! É basicamente escolher o destino, a escola, a data da viajem e embarcar!
No entanto, tem um item que pode deixar muita gente em dúvida: a escolha da acomodação!
E não é para menos, afinal ir para um lugar onde não se conhece nada, nem ninguém, e se hospedar em algum lugar que possa não ser seguro ou confortável é, no mínimo, preocupante.

Mas a boa notícia é que se você conhecer direitinho as diferenças entre cada acomodação poderá fazer uma escolha segura e o melhor: trabalhar as expectativas para não se decepcionar quando chegar no destino!

Você pode optar por ficar em Casa de Família, Residência Estudantil, Hostel ou Hotel.
Em geral, indicamos que os estudantes optem por ficar em Casa de Família ou Residência Estudantil, do que em Hotel ou Hostel, e vamos explicar as razões!

Nesse post, vamos começar falando sobre a Casa de Família! Vamos lá?!

CASA DE FAMÍLIA
Muita gente acha que para ficar em Casa de Família é preciso trocar de lugar com algum estudante no exterior. Mito!
As famílias no exterior “alugam” quartos vazios em suas casas para que estudantes morem temporariamente – não é preciso que ninguém venha morar na sua casa!

E embora a gente ache muito estranho abrir as portas de nossas casas para receber um estudante estrangeiro, em outros países essa é uma prática até bem comum, inclusive uma fonte de renda extra para a família.

É também uma oportunidade muito bacana para a família que gosta de trocar histórias, experiências e conhecer os hábitos e costumes do estudante.
Morar com uma família nativa permite que você conheça de perto a cultura local e tenha a chance de partilhar o tempo com pessoas que tem hábitos e costumes bem diferentes dos nossos.
Você vai poder comer o que eles comem, assistir o que eles assistem na TV, descobrir o que eles fazem aos finais de semana, entre tantas outras atividades… a própria rotina faz dessas semanas uma experiência muito enriquecedora!

Onde vou dormir?
Na maior parte dos casos, você ficará em um quarto individual. Esse quarto precisa ter todas as condições para que você consiga descansar e estudar apropriadamente.
Se você estiver viajando com o(a) namorado(a), cônjuge ou um ou mais amigos(as), poderão optar por ficar em quartos duplos ou triplos.

O que vou comer?
Há opção de regime:

  • Pensão Completa (full board) com café da manhã, almoço e jantar,
  • Meia Pensão (half board) com café da manhã e jantar,
  • B&B (bed and breakfast) apenas com café da manhã ou,
  • Room Only onde você contrata apenas o quarto, sem refeições.

Normalmente os estudantes optam pela Meia Pensão porque acordam cedo e tomam café, vão para a escola e só voltam no fim do dia para jantar.

Como será a família?
A estrutura da família pode variar muito! Pode ser uma mãe viúva sozinha (com filhos crescidos), pode ser um casal (que ainda não tem filhos), pode ser uma família com pai, mãe e 4 filhos, pode ser uma mulher divorciada e que mora sozinha… Embora possam ser muito diferentes, as famílias, em geral, nos tratam com muita atenção e carinho!

O mais importante quando escolhemos ficar em Casa de Família é lembrar que somos nós que devemos nos adaptar à família, e não o contrário.
A família tem suas próprias regras e políticas, e seguir essas diretrizes garante que sua estadia seja tranquila na casa.

Posso escolher a família?
Você pode definir suas preferências de perfil da família: se quer morar com crianças, com animais de estimação, se aceita morar com fumantes, se quer uma família mais “desencanada” ou mais conservadora, entre outros detalhes. Nós enviamos essas preferências para a escola no ato da matrícula, e a escola vai buscar uma família com esse perfil. Eles tentam chegar o mais próximo possível das suas preferências – de acordo com as famílias disponíveis na sua chegada.
Mas quer uma dica para aproveitar a estadia com a família temporária?! Vá de coração aberto! Tente curtir a família, mesmo que ela seja totalmente diferente do que você esperava!

E se eu tiver algum problema?
Caso você tenha qualquer problema com a família, basta nos comunicar que entraremos em contato com a escola para providenciar a troca imediata da casa. Mas antes de qualquer coisa é preciso saber o que caracteriza um “problema” para trocar de casa. Coisas como “hmmm, não fui com a cara da família…” ou “não gostei muito do meu quarto…” não são razões que a escola julga “plausíveis” para trocar de casa.
Caso você não goste da casa, do seu quarto ou de sua família, você pode solicitar a troca mediante o pagamento de uma nova taxa de colocação (taxa de acomodação). A escola providenciará a troca da casa assim que houver disponibilidade em outra casa para você.
Mas em caso de problemas como: “a família não cozinha – apenas serve comida congelada,” ou “a casa não tem condições seguras ou confortáveis para você” ou, “você contratou um quarto single e está dividindo com um outro estudante”, etc., caracterizam quebra de conduta e a família deve ser trocada, sim – e sem custo! Em alguns casos, o estudante pode até querer conversar com a família para ajustar os pontos que não estão legais – e muitas vezes funciona!

Pode ter outro estudante na casa?
Pode ter, sim! Em geral, as escolas tem o cuidado de não permitir que você fique em uma casa com outro estudante brasileiro para que você não fale Português e pratique o Inglês enquanto estiver com a família. Portanto, caso haja um ou mais estudantes na acomodação, ele provavelmente será de outra nacionalidade (não será brasileiro).

Posso optar por banheiro privativo ou pedir alguma alimentação especial?
Sim! Esse tipo de preferência pode ser solicitada enquanto você ainda estiver realizando cotações com a agência.
Cada serviço opcional costuma ter um valor extra cobrado por semana.
Restrição à lactose/glúten, dieta vegetariana, banheiro privativo, ceia de Natal, são opcionais que podem ser adicionados à sua acomodação.

Existe alta ou baixa temporada nas Casas de Família?
Na maior parte das vezes, sim! Nos períodos de alta temporada (em geral, nos meses de verão de cada destino), poderá haver a cobrança de um suplemento extra por semana de acomodação.
Certifique-se de checar isso com a agência antes de fechar seu intercâmbio!

Qual a nacionalidade da família?
É bem provável que a sua host family não tenha nascido no país onde ela mora! :O
Há países, como o Canadá, que são multiculturais, isso significa que boa parte da população imigrou para lá. São famílias de filipinos, indianos, africanos, chineses, brasileiros, entre taaaantas outras nacionalidades que se instalaram por lá e decidiram abrir as portas de suas casas para receber estudantes. São famílias que, em geral, moram há 20, 30 anos no país e com isso, absorvem os hábitos daquele país, por isso, com relação ao modo de vida de um cidadão canadense, você não perderá nada! (Não tenha preconceito, a maior parte das famílias nos trata como mais um membro daquela família).

Qual será a distância da casa até a escola?
As casas de família costumam ficar longe das escolas. Isso porque a maior parte das escolas está localizada no centro das cidades e as acomodações em áreas residenciais, geralmente no subúrbios.
É possível que a casa fique de 30 minutos à 1 hora de distância (de transporte público) da sua escola.

Regras e política da casa?
Assim que você chegar na casa, deve se inteirar dos hábitos daquela família. Perguntar a política da casa não só será educado de sua parte, como vai garantir o bom convívio com a família.

Eu devo limpar meu quarto?
Em geral, as famílias trocam toalhas e lençóis (semanalmente ou quinzenalmente). Não precisa fazer uma “faxina”, mas manter o quarto em ordem é obrigação do estudante.

Ficou encorajado à escolher uma Casa de Família no seu intercâmbio?! 🙂
Caso tenha alguma dúvida, converse com um de nossos consultores!